A Vida Compartilhada
Há pouco tempo, hábitos como usar o carro, o escritório, a casa, uma ferramenta ou roupa de uma pessoa desconhecida (ou mesmo conhecida mas sem intimidade com ela) com certeza trariam estranhamento. Esse comportamento, porém, está mudando, pois estamos nos dando conta de o quanto é inviável mantermos os bens apenas para nós mesmos e o quanto aumentam nossas possibilidades de vida de qualidade quando compartilhamos e cooperamos.
O início do compartilhamento como o conhecemos, hoje, deu-se com a necessidade de fazer o fluxo de automóveis nas estradas das grandes cidades fluir. A ideia por trás das redes de compartilhamento de carros é facilitar o acesso a um carro sem ter que adquirir um. Acesso em detrimento à posse. Faz sentido, né? O estilo de vida sem carro tem ganho cada vez mais adeptos e é exatamente neste cenário que os sistemas de Car Sharing ou serviços de compartilhamento de carros entram em questão.
Os primeiros projetos de Car Sharing surgiram na década de 1960, mas apenas em 1987 a primeira empresa do gênero foi fundada na Suíça. Nos Estados Unidos e no Canadá, dois dos mercados com alta taxa de carros per capita, o serviço de Car Sharing já é bastante popular. Segundo a Car Sharing Association, entidade que reúne as principais empresas do setor, nada menos que 516 mil clientes utilizaram o serviço em 2010, mais que o dobro de participantes em 2007.
No Brasil, as redes de carros compartilhados funcionam através de dois modelos principais: 1- compartilhamento de carros de empresas, 2- compartilhamento de carros entre pessoas. Em ambos os casos as plataformas digitais teem servido como instrumento crucial para conectar ofertantes e usuários.
O intuito do 1Todo é ainda mais singular e amplo ao usar o compartilhamento e a cooperação em unidade. Dedica-se o 1Todo não somente a facilitar o acesso a carros(e veículos, em geral) sem que a pessoa tenha que adquiri-lo e que pague menos pra usá-lo, mas que a cada uso do carro/veículo, e de tantos outros serviços, haja o maior número de pessoas viajando/usufruindo juntas(dentro do limite legal) para que possam melhor conviver, conhecer, confiar e realizar seus objetivos comuns. O foco é na capacidade de realização de benefícios comuns incrementados pelo coletivo em cooperação.
Precisa fazer compras, ir a um casamento, viajar de carro no final de semana ou transportar algum objeto pesado, mas não tem carro? E se tens o carro mas não possuis a casa na praia, ou nem companheiros tens para ir contigo ? Está planejando uma viagem mas o ônibus lotou, ou os horários são horríveis, ou precisa fazer cansativas conexões entre ônibus, metrô e caminhada para chegar ao seu destino, e você não tem carro para ir dirigindo, ou toda aquela grana e paciência para pagar um táxi ? Participar de uma reunião a trabalho ou de um evento especial sem ter o local ou a roupa devida e ter que comprar ou alugar apenas para aquela ocasião? Muitas vezes ter um bem “seu” faz falta e, nesses casos, acabamos pensando em comprar ou alugar um. Caríssimo, burocrático, desconfortável, longe de casa – não parecemuito inteligente e prazeroso, não é mesmo? Para de sonhar e se frustrar, e venha viver e conviver !
Há opções recém lançadas no Brasil para se alugar por compartilhamento. Opções principalmente focadas em carros e casas. Ou seja, aluguel de carros e casas entre pessoas: você pode alugar o carro ou a casa que pertence a alguém, e não à locadora nem a redes hoteleiras, por um preço muito mais acessível, bem menos burocracia e bem mais perto de casa – incluindo seus familiares e vizinhos!
O 1Todo é muito melhor por ser uma plataforma amigável a qualquer mídia digital e que reúne vários serviços que funcionam pelo compartilhamento e pela cooperação para ajuda-lo a se conhecer melhor, conhecer outras pessoas, criarem e usufruírem juntas infinitas opções de lazer, estudos, trabalho, saúde e tornar nossa convivência incomparavelmente mais prazerosa, alegre, generosa, responsável, repleta de sentido, realização de sonhos e gratidão.
O 1Todo te ajudará muito se quiseres conhecer de verdade a cultura local, podendo, além do traslado, das refeições, da hospedagem, das roupas, das danças, compartilhar do conhecimento e boa vontade de novos amigos para juntos descobrirem e experimentarem os costumes da localidade. Sim, as pessoas poderão escolher e desfrutar sozinhas ou construir e vivenciar juntas as programações recreativas ou as viagens turísticas ou a trabalho.
O 1Todo te viabiliza novas possibilidades, novas descobertas, novos encantos, encontros e experiências, novos amigo/as, com muito mais liberdade a todos, muito mais significado, prazer e respeito por todos. E o preço ? Tudo pelo preço de custo, pequenas taxas, ou aluguel justo, acordado entre as partes. Você irá descobrir um novo mundo, muito além daquilo ofertado pelas gigantes empresas focadas na competição e no lucro delas, custe o que custar ao povo e ao seu legado histórico-cultural.
Escolha novos ambientes e condições para trabalhar sozinho ou com outras pessoas, viaje para encontrar e não para fugir de algo, escolha viver com saúde, alegria, generosidade e se torne um amigo do 1Todo. Torne-se Membro, troque, compartilhe, coopere, inove - VIVA!
Viajar é sempre um dos melhores remédios para aqueles momentos em que nos sentimos sem energia, estressados ou pouco conectados com a nossa essência. Se a ideia vai de se aventurar ate encontrar a paz interior, podes vir que o 1Todo facilitará sua vida.
À propósito da vida e da viagem criativa, inteligente, compartilhada e saudável, esqueça os eletrônicos quando puder. Tudo bem que a gente não consiga viver sem celular e que ele possa ser uma excelente ferramenta para viagem, mas, na medida do possível, tente se desconectar e aproveitar os momentos com quem está com você. Evite fazer ligações interurbanas e deixe para postar as fotos quando estiver conectado ao wifi (o 1Todo te informará os locais) Esse comportamento irá evitar, também, uma conta de telefone gigante quando voltar para casa!
A vida compartilhada permite que surjam vínculos que vão muito além da transação financeira na hora da utilização de um serviço. Você se hospeda na casa de uma pessoa ao invés de ficar em um hotel, conhece o dono do veículo que está dirigindo em vez de lidar com uma locadora, compra um objeto que alguém de sua vizinhança era proprietário, cria e desfruta de uma viagem turística com os próprios excursionistas/turistas, entre muitos outros.
Esse comportamento retoma o conceito de comunidade, do qual a gente vinha se distanciando durante as últimas décadas. E, o mais interessante, é que essas conexões surgem a partir do meio virtual, aproximando pessoas que dificilmente teriam contato de outra maneira. Quem começa a fazer parte de um ecossistema de compartilhamento e cooperação, aos poucos vai fortalecendo e aumentando suas redes de convivência, saindo apenas da esfera família, amigos e colegas de trabalho do dia a dia, e ampliando a visão de mundo e desfrute da vida a partir de suas novas relações.
Assim, vemos que compartilhar e cooperar gera um estilo de vida que enaltece a essência humana, que enriquece nossa autoestima e nossas relações interpessoais, e que nos permite desfrutar da convivência, fugindo da mera existência.
O 1Todo é um NOVO BRASIL, compartilhado.